segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Pelourinho

Homenagem do ano






Nossa homenagem do ano vai ao Pelourinho, na verdade estamos aproveitando a oportunidade para fazer um apelo as autoridades responsaveis pela segurança do Centro Histórico. Pouco á pouco estamos perdendo nossa credibilidade diante do turismo . Ao invés de cultura, com tantos monumentos, o centro das atrações não são mais as Baianas de Acerajé, tam pouco os capoeristas, Filhos de Gandes... Nem a missigenação Cultural que encantava todo e qualquer turista. Agora nossos Monumentos, nossos encantos culturais tem que dividir espaço com Crianças de ruas - que aliás, trocaram até o nome, tiraram o "Mendigo" e puseram Moradores de Ruas" engraçado, não? Mas isso não tem graça nenhuma! É a realidade, a real identidade de uma cidade que tem o turismo como uma de suas principais economias. Mas os maginas "Trombadinhas" " maconheiros " que não tem o que fazer, roubam e traficam livre e descaradamente pondo em risco "Turistas e moradores" e sujando a imagem de uma cidade cujo lema é Crescer.

E de quem é a culpa? Por que nós temos tantas crianças nas ruas? tantos "Moradores de Ruas"?

Cadê a educação, o investimento e a prioridade?

Nada disso está sendo cumprido, nossas crianças ao invés de escola, estão aprendendo nas ruas juntos áqueles que já se tornaram maginais a triste realidade de um mundo cruel e perpicaz.

Qual a solução pra tantos problemas socias? -Vamos tirar do bolso governo a tal PRIORIDADE. Vamos educar nossas crianças e respeitar os direitos humanos; Saúde, educação... isso sim concerteza é PRIORIDADE.

Sem mais,

Paulo Henrique


Pelourinho (Salvador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

fonte: www.premiom3.blogspot.com




Pelourinho é o nome de um bairro da capital do estado brasileiro da Bahia, localizada em seu Centro Histórico, que possui um conjunto arquitetônico colonial (barroco português) preservado e integrante do Patrimônio Histórico da UNESCO.



Nos seus largos acontecem manifestações culturais e carnavalescas.



A história do pelourinho soteropolitano está intimamente ligada à história da própria cidade, fundada em 1549 por Tomé de Sousa, primeiro governador-geral do Brasil (quando D. João III era o monarca reinante), que escolheu o lugar onde se localiza o Pelourinho por sua localização estratégica (alto, próximo ao porto e da região comercial e com a barreira natural, uma muralha de até 90 metros de altura por 15km de extensão - facilitando a defesa da cidade).



Até o início do século XX, o poder político na Bahia emanava do Pelourinho. Entretanto, apenas a Câmara e a Prefeitura se localizam no Centro Histórico, no qual está localizado o Pelourinho.



A partir dos anos 60, o Pelourinho sofreu um forte processo de degradação, com a modernização da cidade e a transferência de atividades econômicas para outras regiões da capital baiana, o que tranformou a região do Centro Histórico em um antro de prostituição e marginalidade.



Somente a partir dos anos 80 (com o reconhecimento do casario como patrimônio da humanidade pela UNESCO) e dos anos 90 (com a revitalização da região) é que o Pelourinho transformou-se no que é hoje: um centro de "efervescência" cultural.



História

A palavra pelourinho se refere a uma coluna de pedra, localizada normalmente ao centro de uma praça, onde criminosos eram expostos e castigados. No Brasil colonial era principalmente usado para castigar escravos com chicotadas.



Nas últimas décadas o Pelourinho passou a atrair artistas de todos os gêneros: cinema, música, pintura, tornando-o um importante centro cultural de Salvador.



Atualmente, no Pelourinho, estão as sedes de várias organizações, tais como:



Casa de Jorge Amado;

Grupo Gay da Bahia;

Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).





Irmã Dulce

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fonte: www.premiom3.blogspot.com


0 comentários:

Postar um comentário