sábado, 20 de novembro de 2010

Porque a vitrine é importante em uma loja

Por Paulo Henrique 
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A vitrine é uma das ferramentas mais importantes de uma loja, representa em torno de 40 a 80% das vendas, o tempo médio que uma pessoa leva em frente a uma vitrine é de aproximadamente 5 a 10 decisivos minutos. A vitrine merece uma atenção especial, pois é o marketing representativo da loja. Na maioria das vezes o cliente nem está interessado em comprar nada, está apenas ‘dando uma olhada’. Mas com certeza algo lhe chamará atenção, se a estiver bem organizada, alinhada, com as tendências da estação. Mas muito cuidado para não poluir, muita informação deixa o cliente confuso.



A vitrine deve estar sempre limpa e organizada, e toda mercadoria que chegar à loja deve ser colocada imediatamente em exposição. O vitrinismo é quem determina os locais de exibição dos produtos, iluminação, e altura dos produtos. Recomenda-se que use materiais alternativos para decoração.



O Publico-alvo é capaz de se tele transportar para outro mundo, em sintonia com o cenário criado para cada produto em destaque. Por isso o vitrinismo deve ser tratado com dedicação. A vitrine deve ser cuidada, como em uma peça de teatro ou programa de Televisão, por exemplo, tudo deve estar em sintonia.



No caso de uma vitrine de calçados, por exemplo, a inclusão de acessórios, tais como Bolsa, Mochila, cinto, meias etc. ajuda a divulgar mais o produto, mostrando para o cliente os ‘looks’ para ser usado com o sapato.

As vitrinas, como também podem ser chamadas, São capazes de atrair clientes para compras mesmo nos momentos em que a loja está fechada.



Uma pesquisa feita nos Estados Unidos definiu os olheiros de vitrine em três tipos de cliente:



1) Commander – É o cliente super-informado. Sabe exatamente o que quer e exige tratar com pessoal

competente na loja. Compra somente se achar algo que corresponde a todas suas exigências.

2) Experimenter – Compra o que representa uma novidade pelo prazer de se destacar.

3) Simplifier – É o cliente conservador, difícil de convencer, olha tudo que é moda e acaba comprando o artigo mais conservador da loja.

4) Enjoyer – Acompanha todos os últimos lançamentos e compra em função do aspecto estético. Prático e descontraído, se entra na loja é pra comprar.





Colaboração: Shopping do Calçado / Wikipedia -Vitrina

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